3 de jul. de 2010

Abajur no Dragão

A peça "O Abajur Lilás", encenada pelo grupo Imagens de Teatro está em nova temporada. Agora no Chopp do Bixiga, no Dragão do Mar. O espaço combina com o cenário de cabaré-boite, e o público ocupa as próprias mesas do bar


Universo marginal, realidade tão próxima mas que passa despercebida. Ali mesmo, de cara com o comércio ilegal e a prostituição no centro da cidade. Nesse compasso, o de retratar o "submundo", o grupo Imagens de Teatro encena há quase um ano a peça "O Abajur Lilás", escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos.

"Estamos buscando outras possibilidades de teatro em novos espaços", explica o diretor da peça, Edson Cândido. Desta vez, em nova temporada, o espetáculo acontece no Chopp do Bixiga, no Dragão do Mar. Lá, a apresentação passa por vários ambientes, incluindo a comprida escada que leva ao andar superior. A música fica por conta da Galega dos Teclados. "Só o que não pode faltar mesmo é o ator". No caso, 12.

O cenário não poderia ser melhor. "Tem tudo a ver com a nossa proposta de cabaré- boite. O Dragão tem muitos espaços legais que pouca gente conhece. Das outras vezes, nos apresentamos sempre em teatros. Esse espaço é totalmente propício à peça", acredita.

A certeza vem da experiência durante apresentação neste ano em São Luís, onde o grupo também se apresentou em boite. Sobre a reação do público, o diretor confessa: "Muita gente se assusta porque é um texto muito denso. Mas recebemos muitos elogios. Acho que o público aceitou, acatou legal".

De toda forma, é a interação com a plateia que faz de cada nova noite uma apresentação diferente. "O espetáculo responde o que o público dá".

No Bixiga, alguns atrativos para quem for assistir à peça. Na compra do ingresso, um chopp de graça. "Também tem o kit com farofa e cachaça e um desfile de lingerie", antecipa.

"Abajur" faz parte do projeto de trilogia planejado pelo grupo. Em setembro, prometem apresentação de "Barrela" no Sesc Senac Iracema. "Já recebemos inclusive o convite para apresentá-la em Goiânia". Em janeiro, é a vez de "Navalha na carne", no Passeio Público.

Segundo Cândido, para a montagem de "Abajur" o grupo percorreu os inferninhos da cidade durante um ano. No II Festival Nacional de Teatro de Goiânia, a peça recebeu cinco prêmios nas categorias melhor espetáculo, ator, atriz, atriz coadjuvante e direção.

O Imagens prepara também a volta de "Dr. Qorpo", que permaneceu em cartaz por oito anos, de acordo com Cândido. "Ganhamos mais de 15 prêmios a nível nacional. Muita gente não viu e a gente resolveu voltar".

Fique por dentro
Submundo em cena
A PEÇA encenada pelo grupo Imagens de Teatro já passou pelo entorno do Theatro José de Alencar, pelo Sesc Senac Iracema e pelo centro de Guaramiranga. O cenário é um bordel em frente a um bar chamado "O Leite da Mulher Amada". Luzes vermelhas, música de cabaré, cantada ao vivo, palavras sujas, cheiro de bebida e cigarro, tudo se une para compor o clima. No fundo, um quarto na penumbra, onde acontecem os programas e tramas. Durante o espetáculo, não existe distanciamento entre ator e público. No Bixiga, a apresentação pretende provocar inquietação entre os frequentadores, que se sentarão nas próprias mesas e cadeiras do bar.

MAIS INFORMAÇÕES:
O Abajur Lilás. Sábados de julho, às 20h, no Chopp do Bixiga.
Entrada: R$10 e R$20. Telefones: 3219.7690. Censura: 18 anos

SÍRIA MAPURUNGA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário