2 de set. de 2010

Os curtas em Canoa

O Curta Canoa - Festival Latino-americano de Curta Metragem - divulga os selecionados para sua 6ª edição. Foram escolhidos 43 vídeos e 21 filmes

Entre os dias 18 e 25 de setembro, a praia de Canoa Quebrada, em Aracati, recebe o 6º Festival Latino-americano de Curta Metragem. Nesta versão, 353 vídeos e 62 filmes de todos os estados do país foram inscritos, nos gêneros ficção, documentário e animação. A abertura do festival acontece no sábado, com a exibição de "Timóteo, Política e Paixão", filme que narra a trajetória profissional do cantor Agnaldo Timóteo, que estará presente no evento.

Na categoria filmes, quatro cearenses foram selecionados, um documentário e três ficções: "Fractais Sertanejos", de Heraldo Cavalcanti, sobre a vida de João Baptista dos Santos, o Janjão, artista de Aurora, município cearense. A película ficou entre as 10 melhores no 20º Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo. "O Som do Tempo", do diretor Petrus Cariry, que já acumula mais de 60 prêmios com curta-metragens. "Los Minutos Las Horas", de Janaina Marques, ambientado em Havana, Cuba. E "Segunda Chance", de José Eugênio da Costa Neto. Enquanto isso, São Paulo vai ao festival com quatro filmes, dois de ficção, um documentário e uma animação. O Rio Grande do Sul terá três filmes e os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais levam cada um duas ficções. Pernambuco, Goiás, Pará, Maranhão, Santa Catarina e Distrito Federal também estarão presentes.

Na categoria vídeo, o Ceará foi também selecionado com quatro produções de nossos realizadores: "Boa Noite Alice" (animação), dos cineastas Carlos Arthur e Henrique Oliveira; "O Pescador e a Sereia" (ficção) de Arnaldo Lima; "Aos Mortos de Morte Morrida" (ficção), de Sidneia Luzia; e "Todos São Francisco" (documentário) de Nany Oliveira. São Paulo será representado com nove vídeos; Rio de Janeiro com sete; Rio Grande do Sul com cinco; Minas Gerais e Pará com três; Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal com dois vídeos cada, e Goiás, Paraíba, Bahia e Santa Catarina com um, respectivamente.

A sessão competitiva acontecerá na praça principal da comunidade, onde os filmes serão exibidos, concorrendo ao Troféu Lua Estrela nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem. Em paralelo à exibição, o evento vai realizar oficinas, palestras e debates tendo como tema principal a defesa ao meio ambiente.



A semana do Festival Curta Canoa será encerrada com o filme "Acabou-se", da cineasta Patrícia Baía.



FILMES selecionados



Ave Maria Mãe dos Sertanejos - Camilo Cavalcante - PE

- Aos pés - Zeca Brito - RS

- Ao vivo - Peppe Siffredi & Antonio Guerreiro - GO

- Cortejo Negro - Diego Muller - RS

- Ensaio de cinema - Allan Ribeiro - RJ

- Fractais Sertanejos - Heraldo Cavalcanti - CE

- O divino, De Repente - Fabio Yamaji - SP

- Quando a Chuva Chegar - Jorane Castro - PA

- Senhoras - Adriana Vasconcelos - DF

- Teresa - Paula Szutan e Renata Terra - SP

- Vela Ao Crucificado - Frederico Machado - MA

- O bailarino e o Bode - Rogério Nunes - SP

- O som do tempo - Petrus Cariry - CE

- Cinemaieutica - Rodrigo Brum - SC

- Homem-bomba -Tarcisio Lara - RJ

- Amigos Bizarros do Ricardinho - Augusto Canani - RS

- Los Minutos, Las Horas - Janaina Marques - CE

- Pão com Mortadela - Marcos Mello e - Georgina de Castro - SP

- O filme Mais Violento do Mundo - Gilberto Scarpa - MG

- Segunda chance - José Eugênio da Costa Neto - CE

- Revertere Ad Locum Tuum - Armando Mendz - MG



MAIS INFORMAÇÕES:

Festival Latino-americano de Curta Metragem, de 18 a 25 de setembro, em Canoa Quebrada, Aracati. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário