11 de set. de 2010

No caminho da formação


O Festival do Teatro Brasileiro - Cena Cearense, que prossegue até 1º de outubro com a apresentação de espetáculos locais, reforça a necessidade de capacitação dos arte-educadores em salas de aula


O intercâmbio entre um e outro estado é um dos focos do Festival do Teatro Brasileiro (FTB), mas nesta edição, que acontece no Ceará com espetáculos locais, a qualificação profissional se coloca como uma das questões principais. A proposta é levar os professores de escolas públicas a se capacitarem por meio de cursos. "Desde a cena baiana aqui no Ceará, realizada pelo festival em 2009, tivemos a vontade de fazer uma frente de trabalho na formação de plateia e na capacitação dos professores", explica Rodrigo de Oliveira, um dos responsáveis pela organização dos cursos.

A ideia, de acordo com ele, é estimular os alunos da rede pública de ensino a não só irem assistir às peças, mas a conhecerem teatro. "Fizemos uma avaliação e percebemos que é necessária uma ação teatral mais profícua. Os professores costumam relatar que as aulas são muito lúdicas e pouco profundas", relata. No sentido de capacitá-los, estão incluídos na programação quatro cursos, de acordo com os chamados processos criativos. A primeira etapa, com o curso "Teatro e formas animadas", foi ministrada por Graça Freitas. A partir de segunda-feira, tem início "Teatro e performance", com Danilo Souto Pinho. Vanéssia Gomes segue com "Teatro do Oprimido/Teatro Ágora", e Juliana Carvalho é responsável pelo curso "Teatro e contos".

"Cada um tem seu objetivo. Com o Teatro do Oprimido/Teatro Ágora, levamos a questão do teatro como tomada de decisão e posicionamento político aos educadores. Com teatro e contos, as narrativas e oralidade mostram a história de vida das pessoas, o que vivem diariamente. Já a performance aponta para a transversalidade das linguagens, tendência que o teatro está seguindo. Nas formas animadas, entra a questão da tradição popular dos mamulengos, que já está no nosso repertório", detalha Rodrigo. Os cursos, realizados no Centro de Referência do Professor, além de voltados para profissionais com atuação em escolas públicas, destinam-se a artistas interessados, que ocuparão 20% das vagas. A inscrição pode ser feita diretamente no site do evento.

Corpo representado


O professor do curso de teatro do IFCE, Danilo Pinho, responsável pelo curso de performance, explica que atualmente o termo acaba por "atrapalhar" seu verdadeiro significado. "Hoje milhares de coisas distintas ganham esse nome, mas, originalmente, performance é o encontro das artes plásticas com as artes cênicas, que se iniciou a partir da década de 60".

Durante a ditadura, na década de 70, os chamados "artistas de resistência" começaram a desenvolver solos, a exemplo de Ricardo Guilherme aqui no Estado. "É a ideia do ator autônomo que cumpre todas as funções: texto, direção, figurino, iluminação... Torna-se senhor absoluto de seu ofício".

Danilo tem experiência ao lado da atriz Denise Stoklos, uma das expoentes da performance no Brasil, durante o projeto "Solos do Brasil", no qual 15 atores do País executaram suas composições após um ano de aulas, em 2003. "Tivemos nossa formação a partir do teatro essencial".

Para o curso do FTB, unindo a arte do corpo e da palavra - ele também é fonoaudiólogo -, o professor pretende mostrar as possibilidades do performer. "É um teatro mais livre, onde o ator não está tão preso às convenções. Ele não trabalha com caracterização de personagem, fala em nome próprio, mas tem um trunfo que pode ser seu corpo, sua voz ou uma acrobacia".

As aulas, dirigidas especialmente aos arte-educadores, têm, de acordo com Danilo Pinho, duas funções: a da arte teatral em si, priorizando a questão da evolução do professor em seus recursos técnicos, e também como instrumento de melhoria da qualidade nas relações humanas. Para ele, a ideia do teatro como mecanismo de educação é muito eficaz. "Uma coisa é fazer teatro pra fazer teatro, outra coisa é fazer teatro pra fazer outra coisa. É um veículo importante de comunicação. Chega aonde o folder, o outdoor, por exemplo, não chegam. Tem uma grande potência de modificação. E mudanças só são feitas através de provocações mais agressivas, de que só o teatro é capaz".

Sensibilização

Durante a programação do FTB, os arte-educadores, junto aos alunos das escolas públicas, realizam atividades em três etapas. Em um primeiro momento, é feita uma sensibilização sobre a história do teatro, ao mesmo tempo em que se aprofunda o enredo do espetáculo a que os estudantes vão assistir. Depois da peça, interagem com o artista no camarim. "O arte-educador, então, volta para a sala de aula e faz uma avaliação de percepção, pra saber o que os alunos tiraram de proveito. Isso vai apontar o próximo passo" .

Encerrando as atividades na área, será realizado, no dia 1º de outubro, no Centro de Referência do Professor, um ciclo de palestras nomeado "O que a experiência conta: desafios das práticas em teatro e educação", com relatos de ações desenvolvidas na universidade pública, nas escolas e em cursos de iniciação teatral. Já nos palcos do FTB, será apresentado segunda-feira, às 20h, "Ramadança", solo de Ricardo Guilherme, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. No dia 17, às 19h, é a vez de "Um Tiquinho de Nada", da Cia. CLE (Circo Lúdico Experimental), na escola Melo Jaborandi (Jangurussu). Juliana Carvalho apresenta o solo "A saga de uma certa bárbara", no Sesc Emiliano Queiroz, no dia 20, às 20h. "Conversa de Lavadeiras", da Trupe ´Caba de Chegar, faz apresentação no dia 24, às 19h, na Raimundo Moreira Sena (Parque Santa Cecília). No dia 27, às 20h, é a vez do solo de Silvero Pereira, "Uma Flor de Dama", no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Finalizando, no dia 30, às 19h, o grupo Teatro de Caretas vai à escola São João Batista (Tancredo Neves) levando "A Farsa do Pão e Circo".

CURSOS DO FTB

Teatro e Performance: Processos criativos em teatro, envolvendo performances, ministrado por Danilo Souto Pinho. Dias 13 a 17 de setembro, das 17h30 às 21h30

Teatro do Oprimido / Teatro Ágora: Processos criativos em teatro-fórum ministrado por Vanéssia Gomes. Dias 20 a 24 de setembro, das 17h30 às 21h30

Teatro e Contos: Processos criativos em teatro, envolvendo a narração e encenação de contos, ministrado por Juliana Carvalho. Dias 27 a 30 de setembro, das 17h30 às 21h30

MAIS INFORMAÇÕES:
Festival do Teatro Brasileiro - Cena Cearense, etapa Ceará.

Até 1 de outubro. Os cursos são realizados no Centro de Referência do Professor (Rua Conde Deu, 434, Centro). Para a inscrição, enviar e-mail para tembiu@gmail.com ou acessar o site www.tembiu.pro.br, onde se encontra a programação completa.

Telefone: (85) 3235.4063

SÍRIA MAPURUNGA

REPÓRTER

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